quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Carta a Meu Pai por Vânia Moreira Diniz


Meu pai
Estou aqui, distante em espaço, em outra galáxia, mas infinitamente perto de você, tão perto que vejo seus olhos profundamente azuis, seu rosto marcante e sinto a vibração constante que era sua característica primordial.
O filme que passa diante dos meus olhos cerebrais inspira sensações as mais variadas desde alegria por tê-lo tido como pai, o sentimento profundo de gratidão a Deus por termos usufruído tantos anos de convivência, até uma saudade doída e latejante.

E nesse momento estamos tão juntos espiritualmente que quase não necessito que o sol de inverno que se expande aqui no meu escritório precise me esquentar e não enxergo direito porque a luz intensa e sua presença ofuscam esplendorosamente minha visão.

Estamos conversando como o fazíamos naqueles dias maravilhosos sentados um diante do outro à mesa de um restaurante quando queria desabafar minha alma, convencê-lo de algo que você discordava, ou simplesmente enriquecer meu espírito com sua sábia filosofia.

Meu coração está em paz, papai. Como sempre olhando o horizonte e agradecendo tanta coisa importante que aprendi e que tem sido uma força em minha vida. Descrendo mesmo nas horas mais complicadas do egoísmo, da injustiça, da indiferença da inveja e de qualquer tipo de sentimento que existe na humanidade, em nós mesmos e em nossos irmãos de caminhada, mas que são sobrepujados pelo desprendimento, bondade amor, solidariedade e união.

Temos que pensar positivamente como você dizia muitas vezes enquanto a música tocava de leve e você me acalmava com exercícios simples de yoga, no silêncio quase completo daqueles instantes.

Revejo também a alegria das comemorações especiais, a casa cheia, os risos e a ternura que a envolviam, os presentes trocados, as visitas sempre recebidas com carinho e nossos sonhos que curtíamos com doce encantamento.

Alegrias ou tristezas, momentos conturbados ou extremamente felizes estão em minhas recordações e são como esteio e força que me ajudam a ultrapassar as pedras do caminho e sentir no riso do próximo uma esperança para a nossa própria felicidade.

Meus valores mudaram muito, mas ficaram para sempre em mim as noções profundas que você passava e que eu ouvia às vezes até com descrença, mas que atualmente são a os alicerces que me impulsionam de uma forma completamente positiva.

O céu está azul com nuvens brancas, a natureza verdejante, flores a nos lembrar o arco-íris e um caminho que não sei se longo ou curto, mas com a certeza que nele posso confiar e aspirar a beleza e a ternura sempre com fé e felicidade. Como foi a sua vida, meu pai. Sempre almejando um dia melhor que outro e esperando dar a mão ao companheiro ao seu lado, não importa quem fosse.

É isso que espero para mim, para as pessoas que amo e agradeço a conversa de hoje, já comemorando o dia dos pais de domingo quando virei abraçá-lo com a mesma certeza da sua presença.

Feliz dia dos pais, meu pai!
Vânia Moreira Diniz

4 comentários:

  1. querida Cris grata por compartilhar este emocionante texto da Vâninha, sempre arrebata-me ler sobre a amizade, cumplicidade de Pais e filhos

    um abraço desta que as admira tanto
    vossa virgínia além mar

    ResponderExcluir
  2. Mana, fica difícil até comentar e dizer dos sentimentos que brotam de minha alma ao ler este texto. Esta fotografia parece que tem vida!

    Pensei, ao avançar em sua postagem, quão inacreditável é, nosso pai não estar mais aqui.Eu me lembro que pensava que ele nunca morreria. De certa forma eu tinha razão, haja visto tudo que você fala aqui. Mas ao mesmo tempo tenho uma saudade tão grande, que chega a produzir uma dor física em meu coração.

    Pensei também, em como é bom sermos irmãs e como temos partilhado tanta coisa, apesar da distância física. Observei que a visão do pai forte, corajoso, protetor,presente não é apenas ilusão. É uma certeza que orienta nossas vidas.

    Pensei também no Paulo e em como ele tem trilhado a mesma estrada de nosso pai, com valores dignos arraigados em seu ser. Admiro muito também meu querido cunhado.

    Este comentário está ficando longo, mas tinha que dizer tudo isso e falar que amo muito vocês e que têm me proporcionado reviver os anos felizes da vida de nossos pais.

    beijo grande e obrigada por este momento.

    ResponderExcluir
  3. Poeta Vânia,

    Poeta Vãnia
    Suas palavras me emocionaram.

    Parabéns pela belísima e terna homenagem!

    Obrigada, Poeta Virgínia, pelo repasse!
    Beijos!
    Malu Mourão

    ResponderExcluir
  4. Impossível não se emocinar com tão belo texto Vaninha querida!!!
    Um banho de ternura!

    Iluminadas essas tuas palavras poeta querida!

    "E nesse momento estamos tão juntos espiritualmente que quase não necessito que o sol de inverno que se expande aqui no meu escritório precise me esquentar"
    (Vânia Moreira Diniz)

    Grata pelo lindo compartilhar Vaninha e Cris!
    beijos de super carinho da Li mais admiração

    ResponderExcluir