quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Outubro de 2009 - aniversário de Vânia e lançamento do livro Aquarela em Poesia

Era ainda pequena, quando Vânia, minha irmã e muito jovem saiu do Rio de Janeiro. Fixou residência em Brasília. Posso lembrar e sentir o abraço apertado, que buscava manter viva a presença de uma na vida de outra. E depois o vazio. Algo insuportável, que me machucava e me fazia pedir a Deus que o tempo passasse logo e que pudéssemos estar juntas novamente.

São lembranças de minha infância, que me trazem uma certa amargura misturada com a alegria de saber que a distância não diminuiu nosso afeto, nossa partilha, nosso amor fraterno.

Ultimamente, todo mês de outubro, faço uma visita à Vânia, Paulo, minhas sobrinhas. E é tão bom, que quando retorno, sinto o antigo vazio a me castigar o coração. E só os dias vão suavizando esta sensação, com a certeza da presença de todos eles em minha vida, longe ou perto fisicamente, mas com um elo que nunca se acabará. Com eles sinto-me amparada, amada, segura. Parece-me que estou visitando a casa de meus pais, tal o acolhimento que encontro.

Este mês de outubro de 2009 teve um gostinho especial. Além do aniversário, Vânia lançou, junto com a amiga Vania Serra, um livro em que demonstram a delicadeza da amizade de ambas, que, tal como aconteceu comigo, a distância não conseguiu diminuir.
Não poderia descrever exatamente a alegria e o orgulho de vê-las trocando palavras que apresentavam uma à outra e ambas ao público presente. Vania Serra também é dessas pessoas que cativam por sua suavidade e simplicidade, e de quem me considero agora amiga também.

Elas não lançaram simplesmente um livro. Elas prepararam um espetáculo imperdível, uma demonstração de arte e beleza. O auditório da Livraria Cultura estava repleto e também fazia sua parte, no encantamento com que participava deste evento.

Minha irmã convidou-me para ser 'mestre de cerimônia', papel que desempenhei com muita emoção. O Coral Alegria abrilhantou tudo, com músicas primorosamente escolhidas e executadas com a arte que só quem já o assistiu poderia entender. O poeta Gustavo Dourado declamou o Cordel, dedicado para a ocasião.

Após o evento, 'Vanias' autografaram os livros que os leitores, entusiasticamente lhe apresentavam, entre abraços, fotos e muita alegria.

Este ano saí de Brasília com o mesmo vazio e ao mesmo tempo plena. Havia uma mistura de saudade e alegria de ter participado deste momento de minha irmã. E com a certeza ainda maior que, para almas que se compreendem e amam, não existe distância.

Finalizo dizendo a vocês, minha família em Brasília, que os amo muito  e que posso afirmar que a vida não seria igual sem vocês em meu coração.
Com todo amor e carinho,

Cristina Arraes 

8 comentários:

  1. Nossa! As lágrimas dessa vez estão descendo em profusão. Não consigo detê-las e as lembranças não só do tempo que me mudei para Brasília e da saudade como também do evento tão emocionante do Lançamento do livro Aquarela em poesias.Foi um acontecimento não só lindo mas extremamente caloroso. Sem palavras. Você disse tudo.
    Te amo mana. E com muitas saudades!Obrigada por tudo!
    Beijos
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Cristina querida poeta!
    Grata por compartilhar esse Belíssimo texto tão repleto de ternura e amor!
    Olhando as fotos dá para sentir a energia carinhosa de vocês. Parabéns pelo cargo de "Mestre de cerimônia" que ganhou... Imagino tua emoção! Uma felicidade imensa sentir em tuas palavras a magia desse acontecimento que desde o começo já sabia que estava predestinado ao sucesso!
    Parabéns minhas queridas Irmãs Escritoras... E mais uma vez agradeço Cristina a Emoção Linda que nos deixa com teu texto
    Beijinhos de super carinho e Admiração da Eliana

    ResponderExcluir
  3. Fátima Paraguassú disse:

    Tive o privilégio de conhecer uma Vânia. Imagina, duas Vânias?!
    Deus estava de veia boa quando deu ao mundo a pessoa maravilhosa que é a Vânia. O sorriso que ela traz estampado no rosto, nos dá a certeza que Deus realmente existe .O parabéns a Vânia, estendido, as pessoas que com ela convive.Tê-la no rol de amigos é poder sonhar com um mundo melhor, cheio de gente bacana, fiel aos princípios da amizade.
    Pena, eu não ter este livro. Como adquiri-lo?
    Um grande abraço. Um abraço caloroso como o recebido de Vânia na Noite de Poesia em Brasília.
    Fátima Paraguassú

    ResponderExcluir
  4. Efigênia Coutinho diz:

    É sempre gratificante poder ler e sentir este elo existente entre duas irmãs, chega a ser comovente.
    Um exemplo para este mundo , parabéns Cristina, a saudade é o sentimento mais belo de nossas existência, felizes os que dele podem sentir, Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  5. Vania Serra disse:

    Querida Cristina,
    lindo o seu texto sobre sua estada em Brasília. Cheio de sensibilidade. Igualzinho a você!!!!
    Gostei muito de ter estado com vocês na Confeitaria Francesa. Você está bonita e de bem com a vida. Sabe, me faz bem e me anima ver pessoas como você e a Vânia, porque transparecem paz.
    Um beijo e carinho. Vania.

    ResponderExcluir
  6. Gezeuda disse:

    Cristina , adorei receber seu e-mail .
    Achei lindo o relatório de sua visita à Brasília !
    Lindo e importante o evento!
    Linda e emocionante a história das irmãs !
    Boa semana! bjs .Gezeuda

    ResponderExcluir
  7. Querida Cristina,

    Comovente teu texto, acompanhar a trajetória de encontros e reencontros de quem animicamente jamais separou-se é fascinante. Irmãs Escritoras, ,louvo-as sempre que posso nesta irmandade que se alinhava na amizade, fato bastante raro entre irmãos de sangue, relações geralmente maculadas por disputas, rivalidades, ciúmes, emoções que deram origem a diversas narrativas, encontrada em um dos livros mais lido no mundo; a Bíblia Sagrada... Por este motivo admiro imensamente famílias que souberam trabalhar emoções humanas indo além em direção a sentimentos elevados que permite compartilhar das alegrias e do sabor da amizade além das obrigações familiares.

    Por tua voz poder acompanhar mais um pouco do evento de lançamento de Aquarela em Versos tem uma cor especial. Parabéns por tua atuação como mestre da cerimonia.
    Ficou lindo este Post com as fotos, vê-las mais uma vez abraçadas promove uma grande emoção, lindos mesmo tais momentos.

    Agradeço por deixares o registro terno e compartilhares conosco teus sentimentos Cristina .
    abraços de amizade e admiração sincera,

    virgínia além mar

    ResponderExcluir
  8. Maria Lindgren disse:

    Querida Cristina
    Como você me emociona com seu amor ( recíproco) pela
    Vânia e pela família toda!
    Fico feliz de ver e ler vocês duas brilhando nas letras e no
    amor.
    Que Deus as abençoe!
    Maria Lindgren

    ResponderExcluir