quarta-feira, 24 de junho de 2009

Junho

Vânia Moreira Diniz

O Mês de junho sempre foi um dos mais eletrizantes de minha vida. Estávamos ali no meio do ano, quase em férias, os fogos estourando, principalmente à noite, quando todos se reuniam para comemorar cada dia daquele período. Meu pai nascera em junho no mesmo dia da comemoração tradicional e essa festa deixava em meu coração uma alegria irresistível porque tudo era regozijo nessa época distante, mas sempre muito nítida.
Os fogos eram os mais variados e subiam pelo céu azul de Copacabana fazendo rabiscos diversos e formando figuras as mais fascinantes. Quando fixava os pontos já indistintos que se evaporavam no firmamento e submergiam no infinito experimentava uma sensação estranha de que tudo se perdera no nada. E que as imagens de fogo tinham descansado no meio das estrelas.
As noites de junho eram frias e belas e mesmo naquela rua barulhenta e entre muitas pessoas que visitavam a minha casa eu sentia uma estranha paz.
E as quadrilhas improvisadas, as comidas típicas e o quentão característico daquele dia esquentavam o corpo e aqueciam de ternura o coração.
Ainda havia lugar para essa sensação e parece que tudo se foi com o tempo que passou, levando-nos o direito da tranqüilidade, confiança, certeza da solidariedade e verdadeira bondade.
Dia 24 vem chegando nessa madrugada e já ouço barulho lá longe abafado e pergunto-me com dor no coração se são os fogos comemorativos ou algum tiro perdido de disputas, brigas ou inconseqüência.
Nunca poderia esquecer as festas no fluminense, fantasias estilizadas, a doçura do ambiente, a alegria expressa em cada rosto, animação que ia até pela manhã e cujo final nos entristecia.
A tecnologia foi tomando conta do mundo inteiro, hoje nos comunicamos com o outro lado do universo e podemos receber uma resposta a uma mensagem em poucos segundos, talvez seja difícil o encontro personalizado, olhos nos olhos, mãos dadas passando o calor do sentimento e as repetidas reuniões das pessoas amigas.
Hoje é dia de São João e de qualquer forma, vemos crianças animadas, esperando o grande dia e se divertindo como a claridade dos fogos do outro lado da cidade. Crianças mais amadurecidas pelas cenas de violência que presenciam, e menos lépidas pelos divertimentos sem a correria e brincadeiras de outros tempos porque o controle remoto as espera para se divertirem comodamente.
Na verdade o espírito de São João, data sempre esperada e curtida continua a fazer seus efeitos em todas as pessoas especialmente nos pequenos. Voltamos aos tempos de infância e adolescência, tentamos esquecer os últimos acontecimentos e usufruímos aquele prazer ao ar livre, sentindo a sonora risada de todos e perguntando-nos se não é ali que buscamos a energia e animação, cada vez mais longe e tão necessária à manutenção da vida e da felicidade.
São João é uma festa típica brasileira, que por mais que os anos passem e mentalidades mudem não esqueceremos o prazer de vivê-la com intensidade. As danças, as músicas reinventando o interior do país, onde se divertem todos em deleite, unidos esquecidos de quase tudo que não seja aquele momento. Esse é o verdadeiro encanto de Junho vivido especialmente no dia de são João de divertimentos lúdicos inesquecíveis.
24-06-2009
Vânia Moreira Diniz

4 comentários:

  1. adorável saber que na capital fluminense curtias as festividades juninas com familiares e amigos. Belo texto manamiga Vâninha traz tua marca de inesquecíveis momentos.
    abraços de estima e admiração tua agradecida aflilhada e amiga virgínia

    ResponderExcluir
  2. Mana, festas lá em casa eram inesquecíveis. Podemos reviver aquele alegre ambiente por sua descrição tão emotiva e tão real. beijão

    ResponderExcluir
  3. Vânia querida
    Para mim, que sempre fui uma festeira, junho era maravilha pura. Muito bom seu texto nos manter nas tradições importantes de nossa terra. Fora com a violência!
    Beijos
    Maizé

    ResponderExcluir
  4. Irmãs escritoras, Vânia & Cristina

    Parabéns pela idéia de escreverem juntas esse blog, tão belo em tempos em que se ve familias se desintegrando ver irmãos tão unidas e tão próximas assim...

    Também tenho lembranças maravilhosas do tempo da minha infância e de fogueira de São João, Santo Antonio e da malhação do Judas - gostava especialmente de malhar o Judas, não é díficil entender né, afinal, crianças gostam mesmo é do agito!

    Teu texto me trouxe lembranças bacanas e me inspirou, mais tarde, posto alguma coisa em meu pequeno espaço falando sobre isso.

    Amei vir aqui, conheci-o através do blog da Vânia.

    Abraços!

    A blogosfera é um multiuniverso mesmo fantástico...

    ResponderExcluir