segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O Viver - Vânia Moreira Diniz

Sei agora mais do que nunca o quanto a vida é importante.Ela se desfaz num momento qualquer como se fôssemos um brinquedo ou incitados por um prestidigitador.Precisamos fazer tudo “hoje e agora” porque realmente não sabemos o que vem “depois e amanhã”

Muitas vezes quis transmitir alguma frase, opinião, comentário ou dizer simplesmente que amava a uma pessoa querida e quando me resolvia ela já tinha ido embora, a despeito de ser jovem, forte, cheia de boas intenções e alegria, mas o mágico Senhor o impulsionara. Por isso quando falo e principalmente escrevo, vou declarando, colocando minhas frases em torrentes de sinceridade, confessando o que se passa, o que quero dizer e que às vezes pode fazer muito bem não só a mim.

Viver é isso, o pensar, o praticar, o se dar em cada momento difícil ou descontraído mas apreciar toda uma natureza, o voar dos pássaros, o mar, o céu, a luz, o sol, a chuva, as estrelas, e também as obras do homem que demonstram a perícia e perfeição de qualquer pessoa humana. E então consolidar sua procura, a doação, a solidariedade que sublima qualquer momento e o torna verdadeiro e presente.

Olhei para dentro de mim hoje, e também para dentro de todas as pessoas que convivem comigo, expressando esse mistério maravilhoso do estar e do ser. E vi o húmus retirado da certeza, bondade e generosidade e espalhado pelo mundo conturbado e violento. O resultado foi que fertilizou e por isso vemos que tais sentimentos, por mais que a erva daninha atue se sobrepõem quase tão ligeiros como o esperma do amor, correndo desabaladamente quando encontra o caminho propício.

Isso é o viver em todas as etapas, é o sentir em cada segundo, é o amar sempre e progressivamente.É viver, agir, declinar o verbo que nos faz seres e não algo inerte e vazio.
È correr na esperança da transformação gozando de todas as fases do orgasmo a se concretizar pressuroso e cheio de poder.

Estive por um momento, alheia, o não existir, ausência de imagens que me deixou inerte e louca a pedir novamente a preocupação do ser e estar, mas também a procura insidiosa de cada fase de minha vida e da presença de todos os seres que existem e são. Dando as mãos no gesto mais significativo do ser humano, o calor transmitido, o vigoroso auxílio mútuo e profundo. O amor universal, e dentre todos o amor, paixão, a loucura de um segundo ou de todos os momentos.

Isso tudo quero viver, todos os minutos em um, um para toda a vida, que não influenciará a ampulheta do tempo nem para cima nem para baixo, e que será sempre o mesmo instante irrepetível mas também inesquecível.
Vânia Moreira Diniz

2 comentários:

  1. Querida Vâninha que belo texto,vem de encontro com minhas reflexões deste último ano. Parabéns pela beleza que expões este tema sobre a atenção a si e ao outro.
    abraços de tua admiradora e amiga virgínia

    ResponderExcluir
  2. Mana!!! Que belo texto tão cheio de verdade. Realmente, não dizemos,não externamos nossos sentimentos e isso não é bom. Mas acho que o fato de escrever nos leva a ser mais francos em nossos sentimentos. 'Ser e estar', como você diz, devemos levar na consciência e principalmente no nosso coração. Parabéns pelo texto e principalmente por mexer nos nossos mais belos instintos. Beijo grande, te amo muito.

    ResponderExcluir